Thursday, December 20, 2007

Colé!

Cold Eaten Plate (minha banda) toca no próximo sábado, dia 22/12 em Sabará, na região metropolitana de BH. Trata-se do ESCAMBO - Festival de Experiências Musicais.

Veja o release do festival:

A primeira edição do Festival Escambo, que acontece no dia 22 de dezembro em Sabará, chega com o objetivo de ir muito além da simples realização de shows. Além de contar com a apresentação de bandas da cidade o Escambo promoverá qualificação e conscientização através de uma programação de oficinas e palestra. A intenção do festival é que, além de ter um palco para tocar, os músicos se aprimorem adquirindo conhecimento sobre novas tecnologias e sobre o atual cenário da música independente nacional.

Para isso o festival realizará um intercâmbio com nomes importantes da música independente de Belo Horizonte como Danelectro integrante da banda Esquadrão Atari e Claudão Pilha, que além de ser músico da banda Estrumental e dono do bar A Obra também realiza os festivais Garimpo e o Primeiro Campeonato Mineiro de Surf. Danelectro realizará a oficina "Faça você mesmo" que ensinará como gravar utilizando um computador caseiro sem a necessidade de muitos recursos financeiros. Já Claudão falará sobre a atual cena independente nacional e tudo o que está acontecendo com aumento do número de festivais pelo país, a criação da Abrafin e novas formas de inserir o trabalho musical no mercado. Além dos dois participantes de Belo Horizonte, o integrante do Coletivo Fórceps, Marcelo Santiago, ministrará a oficina "Produção e divulgação punk", que pretende mostrar como fazer uso dos instrumentos tecnológicos disponíveis para divulgar música.

Outro fator que diferencia o Escambo do restante dos festivais realizados na cidade é que as bandas participantes apresentarão trabalho próprio, eliminando as covers do repertório. A idéia é incentivar a produção autoral e abrir espaço para que os músicos locais apresentem seus trabalhos ao invés de simplesmente repetirem o que outras bandas já fizeram.

O Fórceps (realizador do Escambo) acredita que somente através do apoio à produção cultural autoral será possível fomentar um mercado alternativo e auto-sustentável na cidade.

O Escambo 2007 será realizado na Escola Estadual Paula Rocha a partir das 13hr e a entrada será 1 kg de alimento.

PROGRAMAÇÃO

Shows

Trianon
HCR
Sapotchen
Artifact
Celavi
Cold Eaten Plate
Miss Leck (dj set)

Oficinas

Faça você mesmo - Danelectro
Produção e divulgação punk - Marcelo Santiago

Palestra

Cena independente brasileira - Claudão Pilha

's

alf

trilha.: Macaco Boing - Belleza